O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, participou na última terça-feira (9) do webinar Diálogo com as Associadas, promovida pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). O tema do encontro foi a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e contou com a presença do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.
Os participantes debateram a modelagem do processo para desestatização da Codesa e seus benefícios para a administração portuária, que trarão mais agilidade na gestão dos contratos e na capacidade de investimentos em infraestrutura, que com o modelo atual ainda encontra algumas restrições legais. “Os operadores portuários serão os maiores beneficiados com a mudança de gestão, pois poderão fazer os investimentos necessários para aumentar a competitividade de seus negócios sem burocracias”, declarou Piloni.
Na ocasião, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, informou que o prazo de envio de contribuições para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos para a licitação do projeto de desestatização Codesa, bem como sobre a concessão dos portos de Vitória e Barra do Riacho, será prorrogado até 21 de fevereiro. Os interessados em contribuir para a audiência e consulta públicas nº 19/2020 poderão enviar suas sugestões para a ANTAQ, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no site http://portal.antaq.gov.br.