A rede McDonald’s pode estar entre as empresas que participaram de um projeto piloto da moeda digital da China, segundo informações do site CNBC. O Banco Popular da China (PBC ou PBOC), banco central do país, vem desenvolvendo uma nova criptomoeda nos últimos anos.
O yuan digital será emitido pelo PBC e uma das propostas da moeda é tornar os pagamentos digitais mais fáceis e rápidos no país. De acordo com o site Securities Times, além do McDonald’s, o Starbucks e Subway estariam entre as 19 empresas que participaram do teste, mas um porta-voz do Starbucks desmentiu o fato à CNBC e rede Subway não se pronunciou.
O anúncio do programa piloto, que deve focar nos setores de varejo e restaurantes, segue outro projeto parecido na cidade chinesa de Suzhou, onde o yuan digital estava sendo usado como subsídio aos trabalhadores locais para o transporte.
De acordo com a CNBC, os próximos testes da criptomoeda serão feitos nas cidades de Shenzhen e Chengdu antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim. No início deste mês, uma imagem circulou nas redes sociais sobre um novo aplicativo do banco agricultura da China, que permitirá o uso do yuan digital. Mas o banco central, no entanto, ressaltou que a moeda ainda não foi lançada oficialmente.
As moedas digitais emitidas pelos bancos centrais ganharam força recentemente. Autoridades monetárias procuram inovar diante da concorrência da China e da Libra, moeda digital do Facebook que tem enfretando uma série de problemas relacionados à regulação.
Uma das vantagens potenciais do projeto da China frente à outras moedas digitais é que ele pode ajudar a internacionalizar o yuan. Mesmo com os temores de que a pandemia de coronavírus pudesse afetar os planos da moeda digital chinesa, o Banco afirmou que o projeto ainda está avançando.
(Fonte: Época Negócios)