AAgência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Administração de Aviação Civil da China (CAAC) assinaram, neste mês de agosto, acordos de cooperação na área de certificação de produtos aeronáuticos. Esses acordos reforçam a parceria entre Brasil e China e contribuem para o avanço da segurança e eficiência nos processos de certificação aeronáutica.
Entre os acordos assinados, está a revisão 1 dos Procedimentos de Implementação de Aeronavegabilidade (IPA). O documento estabelece os procedimentos mútuos de validação e aceitação das aprovações de projeto e fabricação de produtos e artigos aeronáuticos, além de procedimentos de exportação/importação e de aeronavegabilidade continuada. Essa revisão traz importantes melhorias no acordo já que aumenta a previsibilidade, uniformidade e eficiência nesses processos.
Também foi assinado, na ocasião, o Roadmap de Cooperação que define as áreas prioritárias em que as duas autoridades aéreas devem colocar esforços nos próximos anos e estabelece, ainda, os objetivos que devem ser alcançados.
Os acordos foram firmados durante visita de integrantes da CAAC ao Brasil. O encontro ocorreu na sede da Anac, em Brasília, em 2 de agosto, e contou com a presença do diretor-presidente da Agência, Tiago Pereira, dos diretores Luiz Ricardo de Souza Nascimento e Ricardo Catanant; do superintendente da Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR), Roberto Honorato; do vice-administrador e do diretor-geral do Departamento de Certificação de Aeronavegabilidade da CAAC, Hu Zhenjiang e Xu Feng, respectivamente.
Além das assinaturas dos acordos, as autoridades discutiram outros temas relevantes, como atuação internacional, novas tecnologias e expectativas futuras para a aviação civil.