A parceria entre a Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos (SP) resultará, inicialmente, em dois projetos: a criação de um Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Gestão Portuária e de um hub de Inovação Portuária da APS. A assinatura do termo de cooperação aconteceu em 22 de setembro.
A primeira frente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Gestão Portuária será dedicada à logística, com foco no monitoramento e na coordenação da chegada de caminhões ao Porto de Santos.
“O resultado esperado dessa etapa inicial é o desenvolvimento de uma ferramenta de controle de tráfego de caminhões, capaz de integrar dados desde a origem da carga até a chegada ao Porto, aumentando a previsibilidade e a eficiência da cadeia logística. Será uma evolução do agendamento de cargas, que começou há mais de dez anos com o Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Caminhões (SGTC)”, explica, em nota, a APS.
Atuação
O Parque de Inovação Tecnológica atuará como curador, trazendo seu conhecimento e experiência em pesquisa aplicada e inovação para apoiar o desenvolvimento dessas soluções, enquanto a APS exercerá, segundo o órgão, o papel de entidade âncora, “garantindo aderência às necessidades estratégicas do Porto”.
“No cenário de crescimento vivido pelo Porto, planejar e modernizar a gestão logística será fundamental para a resiliência do Porto, assegurando fluidez nas operações, redução de gargalos e maior competitividade para o comércio exterior brasileiro”, afirma a APS.
O projeto, de acordo com a gestora do Porto, não prevê contrapartida financeira e tem prazo de execução de 60 meses. Ele não terá uma sede física. “Esse tipo de projeto funciona da seguinte forma: o Parque de Inovação convida entidades âncoras que trazem suas problemáticas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Nesse processo são criados os Centros de Desenvolvimento Tecnológico, ocorrendo captação de recursos em órgãos de fomento”, explica a Autoridade Portuária.
Hub
Já o hub de Inovação Portuária será, conforme a APS, inspirado nas experiências bem-sucedidas dos maiores portos do mundo, como PortXL (Roterdã, na Holanda), Pier 71 (Singapura) e Opentop (Valência, na Espanha).
“A APS aproveitará a experiência do Nexus, hub do PIT reconhecido entre as melhores incubadoras de negócios do mundo. Para viabilizar essa iniciativa, a APS investirá R$ 4,2 milhões em um projeto de dois anos, estruturado para consolidar o ecossistema de inovação portuária e acelerar soluções. A contratada é a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos”, revela a APS.
Inovação
O hub de Inovação Portuária funcionará na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) e, de acordo com a gestora do Porto, será um espaço para conectar startups, universidades, empresas e a comunidade portuária, estimulando a criação de novas empresas, a geração de empregos qualificados e o fortalecimento da base econômica regional.
(A Tribuna)
