Agora, além da assessoria individual para a obtenção da habilitação de Operador Econômico Autorizado (OEA) no modo segurança e conformidade (leia mais aqui: https://t.ly/qqjGK), o SINDICOMIS e a ACTC apresentam uma nova possibilidade: a consultoria colaborativa, com custos reduzidos e perfeita para pequenas e médias empresas.
O serviço se divide em duas partes, podendo ser contratadas em conjunto ou separadamente.
PARTE 1 – formação profissional, que abrange:
- conceitos e diretrizes (introdução aos fundamentos do Programa OEA, esclarecendo a sua estrutura e objetivos);
- gerenciamento de riscos operacionais (oferece conhecimento básico e prático, permitindo a certificação das empresas por meio do cumprimento voluntário de critérios de conformidade específicos);
- segurança para a cadeia logística (utiliza uma abordagem participativa para apresentar, revisar e detalhar todos os requisitos OEA relacionados à segurança);
- orientações para o processo de consultoria e auditoria (instruções detalhadas para facilitar a avaliação da conformidade);
- revisão dos requisitos OEA (análise completa dos critérios e padrões associados ao OEA);
- informações e contato (seção dedicada a agentes de cargas, recintos alfandegados de zona primária e secundária, e transportadores).
O objetivo é promover o conhecimento para os profissionais da empresa, para que estes tenham autonomia de habilitar, de forma interna, a empresa em que atuam, sem o auxílio de uma consultoria para esta atividade.
PARTE 2 – consultoria colaborativa, que abrange reuniões em turmas para:
- orientações e alinhamento do projeto;
- apresentação das evoluções obtidas da semana;
- esclarecimento de dúvidas das atividades promovidas dentro da semana;
- esclarecimentos dos requisitos;
- e outros alinhamentos necessários para a elaboração do projeto.
Para isso, será disponibilizado às empresas:
- acesso individualizado à plataforma de projetos da empresa parceira;
- acesso aos procedimentos MODELOS para auxílio no desenvolvimento do conteúdo;
- auxílio dos consultores para a elaboração dos conteúdos (textos) a serem apresentados para a Receita Federal do Brasil, no ato do pleito de habilitação.
Por que tornar-se OEA?
O programa OEA é uma iniciativa global que visa aumentar a eficiência e a segurança na cadeia logística, ao mesmo tempo em que promove a conformidade com as regulamentações aduaneiras e de controle de fronteiras.
Empresas que obtêm a certificação OEA são reconhecidas como parceiros confiáveis e podem usufruir de uma série de benefícios, como processos aduaneiros mais ágeis e maior credibilidade no mercado internacional.
Benefícios exclusivos
Os associados do SINDICOMIS/ACTC terão acesso a um preço especial na contratação dos serviços, que serão realizados por empresa especialista em certificação OEA, contando com profissionais capacitados e experientes na área de segurança e conformidade.
Mais informações
Esta parceria é mais um passo em direção à missão do SINDICOMIS e da ACTC de promover o desenvolvimento profissional dos seus associados e garantir que as empresas estejam prontas para enfrentar os desafios do mercado global.
Aproveite esta oportunidade única para aprimorar sua empresa e garantir o sucesso de seus negócios no comércio internacional!
Para mais informações, envie um e-mail para isabela.actc@sindicomis.com.br com o CNPJ da sua empresa.