Desde esta quinta-feira (11/5), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) passou a integrar a Câmara de Comércio Exterior (Camex), cuja secretaria-executiva é presidida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Com a publicação do Decreto Presidencial nº 11.524 formalizando a entrada do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no sistema Camex, o Conselho Estratégico que, antes, tinha nove ministros de Estado, passa a ser composto por representantes de 10 ministérios.
De acordo com a secretária-executiva da Camex, Marcela Carvalho, o MDA possui atribuições e interesse institucional relacionados às políticas de comércio exterior e investimentos que são objeto de coordenação no âmbito da Camex. Assim, segundo ela, a participação da Pasta é muito relevante e contribuirá nas discussões e decisões na área de comércio exterior e investimentos que têm o potencial de afetar o desenvolvimento agrário e a agricultura familiar brasileiras.
“Entendemos que o debate qualificado de políticas e ações de comércio exterior e da economia brasileira permeiam as atribuições do MDA e vejo como muito positiva a sua entrada na Camex”, afirma Marcela Carvalho.
Sobre a CAMEX
A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) é um colegiado interministerial de alto nível hierárquico do Poder Executivo Federal e tem relevante função para definição de diretrizes e coordenação interministerial de políticas, programas e ações federais transversais no campo do comércio exterior de bens e serviços e dos investimentos estrangeiros, com a finalidade de contribuir para o aumento da produtividade da economia brasileira e da competitividade internacional do nosso país.
Saiba quais são os dez ministros que compõem o Conselho Estratégico da Camex, que é presidida pela Vice Presidência da República:
- Ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República;
- Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
- Ministro de Estado das Relações Exteriores;
- Ministro de Estado da Fazenda;
- Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária;
- Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento;
- Ministro de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
- Ministro de Estado da Defesa;
- Ministro de Estado de Minas e Energia; e
- Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. (Decreto nº 11.524, de 10 de maio de 2023).