Convenção Coletiva 2024-2025: conheça os principais benefícios e novas regras

O SINDICOMIS tem o prazer de anunciar a publicação da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2025, um marco importante que traz avanços significativos para todas as categorias representadas.

Fruto de intensas negociações, este acordo estabelece novos padrões e benefícios para os trabalhadores e empregadores. A convenção completa já está disponível para consulta em nosso site oficial: www.sindicomis.com.br.

Destaques da convenção coletiva 2024-2025:

• Reajuste salarial: a convenção assegura um reajuste sobre os salários de 2023, além de um aumento real, garantindo a correção dos rendimentos dos trabalhadores e preservando seu poder aquisitivo.
  • Valorização dos pisos salariais: novos pisos salariais foram estabelecidos, garantindo uma base sólida de remuneração para diversas funções, valorizando os profissionais de acordo com suas atribuições.
  • Programa de promoção da saúde mental: uma das grandes inovações desta convenção é a implementação de um programa voltado à saúde mental e ao bem-estar dos trabalhadores. Este programa inclui atendimento psiquiátrico e psicológico, prevenção de doenças mentais e treinamentos específicos, sem nenhum custo adicional para os empregados. As empresas contribuirão por empregado para viabilizar essa iniciativa.
  • Abrangência territorial: a convenção tem aplicação ampla, abrangendo todos os trabalhadores das categorias representadas, independentemente do local de atuação ou do tipo de trabalho (presencial ou remoto). Ela é válida em diversos municípios da base territorial da entidade, assegurando que todos os trabalhadores estejam cobertos por esses novos direitos.
  • Melhorias no vale-refeição e vale-alimentação: o valor do vale-refeição foi fixado por dia trabalhado, e o vale-alimentação mensais, proporcionando maior segurança alimentar aos trabalhadores.
  • Estabilidade garantida: reforçamos as garantias de estabilidade para gestantes, trabalhadores em pré-aposentadoria e aqueles que retornam de afastamento por motivos de saúde, protegendo seus direitos em momentos críticos de suas vidas.
  • Compromisso com a igualdade salarial: a convenção reafirma o compromisso com a igualdade salarial, assegurando que todos os trabalhadores sejam tratados de forma justa, independentemente de sexo, raça, idade, nacionalidade, estado civil ou orientação sexual.

Desafios e compromisso ético

Apesar dos avanços, as negociações enfrentaram desafios significativos. Durante o processo, algumas empresas adotaram comportamentos inadequados, vazando informações confidenciais das assembleias para terceiros. Essas ações, além de violarem o princípio de confidencialidade, causaram atrasos e complicações no andamento das negociações.

Estamos tomando medidas rigorosas para identificar e responsabilizar os envolvidos nesses vazamentos. Essas práticas não serão toleradas, e estamos empenhados em garantir que todas as futuras negociações ocorram de maneira ética e transparente, preservando a integridade dos processos e protegendo os interesses de todas as partes envolvidas.

Convidamos todos os nossos filiados e associados a consultar a convenções coletiva 2024-2025 completa em nosso site. Este é um passo importante na construção de um ambiente de trabalho mais digno e justo para todos.