STI apresentou ferramenta ao Conselho.
Magistrados e servidores passam a ter à disposição o Gerador de Ementas TJSP, que utiliza recursos de Inteligência Artificial da azure OpenAI para elaborar ementas de decisões judiciais, com base na Recomendação CNJ nº 154/24. O novo serviço foi apresentado hoje (5) aos integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM). O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, destacou que a ferramenta auxiliará os gabinetes na produção dos votos, propondo ementas de forma célere e completa. “O serviço segue a recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que indica um modelo padronizado. Esse formato colabora com a triagem de processos quando chegam nos tribunais superiores”, explicou o presidente. Ele também pediu aos presidentes das Seções auxílio na ampla divulgação do serviço entre seus integrantes.
O Gerador de Ementas TJSP foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação. O diretor de Controle Operacional e Comunicação de TI do Tribunal, Glaucio Palão Silva, apresentou a ferramenta aos integrantes do CSM, demonstrando a agilidade, facilidade e segurança. “O Gerador de Ementas fica hospedado em um ambiente de nuvem do TJSP totalmente isolado, garantindo a privacidade dos dados inseridos no chat”, explicou. Também estavam presentes os desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal). Acompanharam a apresentação os juízes assessores da Presidência Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro (Gabinete Civil), Felipe Albertini Nani Viaro e Henrique Dada Paiva (Tecnologia da Informação, Planejamento e Gestão).
Como funciona
– Acesse o Gerador de Ementas TJSP
– Copie e cole a decisão ou digite as informações sobre o caso: o ramo do Direito, a classe processual, assunto principal e a conclusão da decisão
– A ferramenta apresenta a proposta de ementa
– É necessária a revisão das informações, uma vez que o conteúdo é gerado por Inteligência Artificial
– Para facilitar, a STI disponibilizará em breve um atalho nos computadores do Tribunal
(Tribunal de Justiça)