Demanda por carga aérea na América Latina cresce 11,1% em julho

As transportadoras da América Latina registraram um aumento de 11,1% na demanda por carga aérea em julho de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento, no entanto, foi parcialmente prejudicado por cancelamentos de voos e fechamentos de aeroportos nos Estados Unidos e no Caribe devido ao furacão Beryl, situação que também afetou transportadoras da América do Norte.

Ainda assim, a capacidade de carga aérea na América Latina cresceu 9,4% em relação a julho de 2023. Dados foram divulgados pela Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA).

Os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga, divulgados pela IATA, indicam um crescimento forte e contínuo da demanda em julho de 2024. No comparativo anual, a demanda total — medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs) — aumentou 13,6% em relação a julho de 2023, enquanto nas operações internacionais o aumento foi de 14,3%. Este é o oitavo mês consecutivo de crescimento de dois dígitos na demanda, atingindo níveis não observados desde os picos recordes de 2021.

Segundo a associação, a capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 8,3% em relação a julho de 2023 (10,1% nas operações internacionais). Esse aumento está relacionado ao crescimento de 12,8% da capacidade internacional de carga em aeronaves de passageiros devido ao fortalecimento dos mercados de passageiros, além do crescimento de 6,9% da capacidade internacional de cargueiros.

Conforma a IATA, deve-se notar que o aumento da capacidade em aeronaves de passageiros é o menor em 40 meses, enquanto o crescimento da capacidade de cargueiros é o maior desde o salto excepcional registrado em janeiro de 2024.

“A demanda por carga aérea atingiu recordes no acumulado do ano em julho, com forte crescimento em todas as regiões”, disse o diretor-geral da IATA, Willie Walsh. “O transporte aéreo de carga continua se beneficiando do crescimento do comércio global, do comércio eletrônico em expansão e das restrições de capacidade no transporte marítimo.”

Segundo o executivo, com a chegada da alta temporada, este deve ser um ano muito forte para a carga aérea. “As companhias aéreas têm mostrado suas habilidades para lidar com as incertezas políticas e econômicas e atender com flexibilidade às tendências de demanda emergentes”, pontuou.

DESEMPENHO POR REGIÃO EM JULHO DE 2024

Ásia-Pacífico

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram aumento de 17,6% na demanda por carga aérea em julho de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023 – o melhor entre as regiões. A demanda na rota comercial dentro da Ásia cresceu 19,8% em relação a julho de 2023, enquanto as rotas comerciais Europa-Ásia, Oriente Médio-Ásia e Ásia-África aumentaram 17,9%, 15,9% e 15,4%, respectivamente. A capacidade aumentou 11,3% em comparação com julho de 2023.

América do Norte

As transportadoras da América do Norte apresentaram aumento de 8,7% na demanda por carga aérea em julho de 2024 versus julho de 2023. O crescimento foi prejudicado em parte por cancelamentos de voos e fechamentos de aeroportos nos Estados Unidos e no Caribe devido ao furacão Beryl. A demanda na rota comercial Ásia-América do Norte, a maior rota comercial em volume, cresceu 10,8% em relação ao mesmo mês de 2023, enquanto a rota América do Norte-Europa teve o aumento modesto de 5,3%. A capacidade de julho aumentou 7,0% em comparação com julho de 2023.

Europa

As transportadoras da Europa registraram aumento de 13,7% na demanda por carga aérea em julho de 2024 em relação a julho de 2023. A rota comercial Oriente Médio-Europa liderou o crescimento, com alta de 32,2%, mantendo uma sequência de crescimento anual de dois dígitos que teve início em setembro de 2023. A rota Europa-Ásia, o segundo maior mercado, cresceu 17,9%. As rotas dentro da Europa também apresentaram crescimento de dois dígitos, com alta de 15,5%. A capacidade de julho aumentou 7,6% em relação a julho de 2023.

Oriente Médio

As transportadoras do Oriente Médio apresentaram aumento de 14,7% na demanda por carga aérea em julho de 2024 versus julho de 2023. Conforme mencionado acima, a rota comercial Oriente Médio-Europa teve um desempenho particularmente bom, subindo 32,2%, à frente da rota Oriente Médio-Ásia, que cresceu 15,9% em relação a julho de 2023. A capacidade de julho aumentou 4,4% em comparação com julho de 2023.

África

As companhias aéreas da África apresentaram aumento de 6,2% na demanda por carga aérea em julho de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023 – o pior resultado entre todas as regiões e o menor crescimento registrado em 2024. A demanda no mercado África-Ásia aumentou 15,4% em comparação a julho de 2023. A capacidade de julho aumentou 10,5% em relação a julho de 2023.

(Mundo Logística)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!