De acordo com uma análise de Drewry , as viagens canceladas para as próximas quatro semanas chegarão a 70 partidas em branco de um total de 693 viagens anunciadas. Em média, espera-se que 90% dos navios iniciem as suas viagens conforme planeado.
O consultor indicou que entre a semana 43 (21 a 27 de outubro) e a semana 47 (18 a 24 de novembro) as principais rotas; Ou seja, o Transpacífico, Transatlântico e Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo, acumularam um cancelamento de 10% do total de saídas.
Durante este período, 61% das viagens em branco serão realizadas no transporte Transpacífico no sentido leste, 24% na rota Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo; e 14% no tráfego transatlântico no sentido oeste.
Da mesma forma, nas cinco semanas seguintes, a THE Alliance anunciou 17,5 cancelamentos, seguida pela OCEAN Alliance e 2M com 14,5 e 11, respectivamente. No mesmo período, serão implementadas 27 partidas em branco em serviços que não pertencem a nenhuma aliança.
“As taxas de envio, que inicialmente aumentaram devido ao início da alta temporada, estão agora diminuindo. Contudo, as transportadoras ainda não ajustaram a sua capacidade para enfrentar a época baixa. Essa falta de ajuste, em meio à menor demanda por cargas, poderá levar a novas reduções nas tarifas de transporte”, informou a consultoria.
“Enquanto isso, as preocupações recentes passaram de uma greve portuária para tempestades que afetaram os estados do sul dos EUA, que fecharam temporariamente os portos da Flórida. Embora o porto de Tampa Bay tenha retomado as operações de forma limitada, Miami e Jacksonville reabriram na semana passada. “O impacto da greve anterior foi mínimo, uma vez que os operadores da cadeia de abastecimento estavam bem preparados e o congestionamento nos portos da Costa Leste e do Golfo está a diminuir gradualmente”, concluiu.
(PortalPortuario)