O Programa Paulista de Capacitação para Exportações, Exporta SP, estendeu o prazo de inscrições para a seleção de 200 micro, pequenas e médias empresas de todas as regiões do estado interessadas em receber treinamento para acessar o mercado internacional. Os empresários têm até o dia 16 de abril para fazer seu cadastro pelo site da InvestSP.
O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), gerido pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, está finalizando a capacitação da primeira turma de 150 empresas e começa a selecionar os empreendedores que farão parte da segunda turma do programa, com previsão de início para o dia 29 de abril.
O Exporta SP é o maior programa de capacitação para exportações já executado no Estado de São Paulo, e tem o diferencial de incluir em seu escopo de atuação startups e empresas do setor de serviços. Ele visa descentralizar as ações de apoio à exportação, sendo realizado totalmente por meio de plataformas online.
Como funciona o Exporta SP
A capacitação tem a duração de 4 meses e aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Ao longo do treinamento, temas sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas são ministrados por especialistas da Fundação e Instituto de Administração (FIA).
Para participar do Exporta SP, os interessados devem se cadastrar no site da InvestSP e passar por um processo de seleção. Ele avaliará o estágio em que a empresa se encontra para acessar o mercado externo. Se for selecionada, a empresa receberá o contato de um tutor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.
O programa
Ao longo da capacitação, o empreendedor terá aulas e acesso à plataforma online de conteúdo chamado AVA (Ambiente Virtual de Aula), que utiliza o modelo Canvas, a ferramenta mais utilizada atualmente para planejamento de negócios. Também serão realizados workshops, que auxiliarão os participantes a construir uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional.
(Com informações do Governo do Estado de São Paulo)