Especialistas discutem gestão de afastamentos médicos em live

No dia 8 de abril, o SINDICOMIS NACIONAL, em parceria com a Digital Medicina, promoveu uma live para debater a gestão de afastamentos médicos. O evento reuniu os médicos Danieli Assaf e Leonardo J. C. de Paula, a psicóloga Priscilla Teixeira e o diretor tesoureiro da entidade, dr. Giovanni Galvão, para discutir práticas e desafios relacionados ao tema.

O Brasil registra números preocupantes de afastamentos por transtornos mentais, com destaque para casos de depressão e ansiedade. A partir de maio, entra em vigor a nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que determina que empresas públicas, privadas e órgãos governamentais identifiquem e gerenciem riscos psicossociais no ambiente de trabalho — incluindo episódios de assédio e violência.

Para se adequar à norma, as organizações deverão adotar uma série de medidas, como elaboração de programas de gerenciamento de riscos, implementação de políticas contra assédio e violência, capacitação de lideranças, monitoramento da saúde mental dos colaboradores, oferta de benefícios e criação de canais de escuta e feedback.

Pioneiro nacional, o SINDICOMIS NACIONAL demonstrou seu compromisso com o bem-estar dos trabalhadores ao incluir, na Convenção Coletiva do Trabalho 2024-2025, uma cláusula específica dedicada à saúde emocional e mental dos colaboradores das empresas que representa.

“Como seres humanos, devemos educar nosso olhar e enfrentar essa realidade”, afirmou o dr. Giovanni Galvão. “As empresas representadas pelo SINDICOMIS NACIONAL estão construindo uma cultura de respeito à saúde mental e emocional de seus funcionários”, concluiu.

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!