Acompanhando as inovações tecnológicas e buscando atender a velocidade de transmissão de informações demandada pela globalização, duas iniciativas se destacam no ramo logístico.
A International Air Transport Association (IATA) dispõe do denominado One Record, programa que busca melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos através do uso de inteligência artificial. Com esse objetivo, a Associação tem realizado hackathons na busca pelas melhores soluções para demandas específicas do setor, aumentando a produtividade ao encontrar formas eficientes de automatizar e/ou agilizar processos e funções determinadas e dando aos profissionais maior tempo para se dedicar às negociações.
Atualmente, a iniciativa já desenvolveu soluções que podem ser utilizadas em 25 casos distintos. Veja os detalhes clicando aqui.
Pelo aplicativo ONE Track, por exemplo, os atores da cadeia logística conseguem consultar os status e ter acesso à maioria dos dados de um processo durante todas as etapas de seu percurso.
Veja os detalhes e facilidades que o programa oferece.
Outra solução desenvolvida pelo IATA One Record é a denominada Container Mesh, a qual busca conectar de forma prática e rápida as demandas e ofertas de containers e/ou ULDs.
O objetivo é, além de agilizar a contratação dos produtos, oferecer mais possibilidades de tornar lucrativa também a volta do aluguel do container e/ou UDL.
Nesse sentido, o Container Mesh funciona como um marketplace, no qual o requerente estabelece sua demanda por container/ULD e o fornecedor oferece seus serviços de acordo com as datas e locais disponíveis.
Confira os detalhes da iniciativa aqui.
A segunda iniciativa busca melhorar qualitativamente os processos logísticos do modal aéreo, fazendo análises customizadas dos interessados. Denominada Cargo iQ, a organização estabelece mecanismos de planejamento e acompanhamento de desempenho e avalia as lacunas encontradas na busca por maior eficiência qualitativa. O trabalho se dá a partir da utilização do Cargo iQ Routemap, sistema desenvolvido para criar um planejamento para cada embarque, contendo os detalhes de tempo e eventos específicos que podem ocorrer no percurso logístico, desde o exportador até o consignatário.
Ao se iniciar o processo de transporte, o sistema compara automaticamente os eventos reais com os planejados e envia alertas para um replanejamento, caso identifique divergências. Com base nesse comparativo, são feitos relatórios mensais de desempenho, os quais são analisados na busca por aperfeiçoamentos para as operações futuras.
No atual mundo globalizado, a velocidade dos processos é significativa na obtenção de bons resultados. Entretanto, nos processos logísticos da cadeia de suprimentos, esta precisa estar alinhada à qualidade para um retorno de fato eficiente. É nesse sentido que as iniciativas acima descritas surgem como impulsos para o desenvolvimento dos processos logísticos internacionais.