Em um vídeo nas redes sociais, a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, deu os primeiros detalhes sobre o plano de recuperação da pista de pousos e decolagens em decorrência das enchentes no início de maio.
Cássio Gonçalves, Diretor de Infraestrutura e Manutenção da Fraport Brasil, explicou de forma geral a condição da pista, composta por diversos tipos de materiais asfálticos e uma placa de concreto, está passando por avaliações por amostras em testes destrutivos e não destrutivos.
Além disso, Cássio também explica que a pista é composta por diversas camadas, necessitando uma avaliação detalhada, tornando a execução do projeto de recuperação demasiadamente extenso, justificando as projeções da total retomada das operações de pousos e decolagens somente para o final de 2024, conforme anunciado pela Fraport.
O especialista explica que a urgência na operação o mais rápido o possível das operações, dependerá do resultado dos testes, sendo que os ensaios avaliativos serão vitais para a elaboração do prazo de recuperação da pista para a total recomposição da estrutura, tornando as operações segura.
(Aeroflap)