O Aeroporto Internacional de Guarulhos anunciou, em 5 de novembro, um plano de contingência para lidar com o aumento súbito e atípico no volume de cargas aéreas em seu terminal. A decisão foi tomada após recomendações das principais associações do setor aéreo: ABEAR, JURCAIB, ALTA e IATA.
Entre as medidas está a suspensão temporária do recebimento de cargas secas internacionais, que vigorará das 00h01 de quinta-feira (7/11) até às 23h59 de segunda-feira (11/11). Durante este período, apenas cargas perecíveis, fármacos, COMAT e animais vivos serão aceitos no terminal.
O plano inclui também uma reorganização logística, determinando que cargas e-commerce e em trânsito internacional sejam direcionadas diretamente aos recintos alfandegados, sem passar pelo TECA GRU. Além disso, dois novos recintos foram disponibilizados para armazenagem e entrega de cargas secas de importação.
Para estimular a retirada de cargas em horários alternativos, o aeroporto anunciou uma política de descontos que estará em vigor de 9 a 30 de novembro. Os descontos são de 20% para retiradas aos sábados e 40% para retiradas aos domingos e feriados, aplicáveis às taxas de armazenagem de importação das Tabelas 7 e 8.
A administração do aeroporto ressalta que suas operações funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, e recomenda que agentes de carga e transportadores rodoviários priorizem horários de menor movimento, especialmente durante as manhãs e fins de semana, para a retirada de cargas.
Para esclarecimentos, o GRU Airport disponibiliza:
- os telefones (11) 2445-5000 e (11) 2445-6000, com funcionamento das 7 às 22 horas;
- atendimento presencial no Edifício TECA, das 7h às 23h30;
- e o e-mail cac.cargas@gru.com.br.