Em mais uma defesa pela modernização do Mercosul, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que a transformação digital do Brasil, com redução das burocracias, deve gerar economia de US$ 30 bilhões ao ano para exportadores e importadores.
Entre as medidas que corroboram para isso, ele citou a criação do portal único de comércio exterior.
“Reduzimos o tempo médio de desembaraço das exportações de 17 para 9 dias e das importações de 13 para menos de 5 dias. A economia deve serem torno de US$ 30 bilhões ao ano, tanto para exportadores como para importadores. Isso em razão da transformação digital”, comentou na abertura de evento da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), nesta segunda-feira (8).
Segundo Guedes, a relevância do Mercosul para o Brasil depende da capacidade do bloco econômica de responder a oportunidades novas que surgem no mercado frente ao avanço tecnológico mundial.
“A modernização, revendo arranjos obsoletos, e a relação do nosso próprio bloco, Mercosul, com a economia global por meio de novos acordos, são essenciais”, defendeu.
O ministro ainda comemorou a redução temporária da Tarifa Externa Comum, adotada pelo bloco. A medida foi anunciada na última semana.
“É importante ter atenção às necessidades internas, de forma a reduzir o custo de comidas e itens essenciais para a população brasileira. […] Ainda que temporária e moderada, a nossa redução da TEC vai a direção correta da modernização”, afirmou.
(CNN Brasil)