Integração entre ANTT e ANTAQ: avanços na logística internacional e benefícios para o setor

Em 4 de julho, o presidente do SINDICOMIS/ACTC, Luiz Ramos, reuniu-se com a Assessoria de Relações Internacionais (ASINT) na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília (DF). Durante o encontro, ele destacou a visita da ANTT à Federação Internacional das Associações de Transitários e Agentes Logísticos (FIATA) e a proposta de unir esforços com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para uma visita conjunta à estrutura da FIATA. (convite feito à ANTT para visitar a FIATA)

União entre ANTT e ANTAQ: um passo para a eficiência

A ideia, segundo o presidente, é promover uma visita conjunta entre ANTT e ANTAQ para explorar de forma mais integrada a infraestrutura da FIATA. Tal colaboração visa aprimorar as práticas de logística e transporte, trazendo benefícios diretos para o setor.

Continuidade dos trabalhos e desafios de saúde

Na reunião, Márcia Lika Mon-Ma, chefe substituta da ASINT, informou que Daniel de Castro, chefe titular da ASINT, não estaria presente devido a problemas de saúde. Daniel seria o responsável por dar continuidade à pauta em discussão, uma vez que havia tratado previamente desse assunto. Sua ausência representava um desafio para o andamento dos projetos relacionados.

Reconhecimento legal da profissão de agente transitário

Um dos pontos essenciais levantados por Ramos foi a necessidade do reconhecimento legal da profissão de agente transitário. Para ilustrar essa importância, ele apresentou um decreto do governo de Portugal que reconhece formalmente essa profissão. Essa medida, se implementada no Brasil, pode trazer maior segurança e valorização para os profissionais da área.

Melhorias no transporte de cargas no Mercosul

Outro tópico discutido foi a melhoria no transporte de cargas em todo o Mercosul. Ramos destacou a importância de uma colaboração mais estreita entre o Mercosul e a União Europeia, visando a avanços significativos no setor de logística. Essa aliança estratégica pode resultar em um transporte mais eficiente e menos burocrático, beneficiando diretamente os negócios internacionais.

Portal Único para liberação de mercadorias

A criação de um comitê nacional facilitador foi debatida como uma solução para a liberação mais ágil de mercadorias. Ramos enfatizou a importância de se instituir um documento único para a liberação de mercadorias, tanto as que ainda estão em águas quanto as que já se encontram em terra. Essa medida visa reduzir a burocracia e aumentar a eficiência no processo de liberação de cargas.

Reforma Tributária e o setor de logística

A Reforma Tributária e seus impactos no setor de logística também foram pauta da reunião. Ramos abordou os problemas relacionados ao ICMS, que afetam diretamente a competitividade e os custos operacionais das empresas do setor. A busca por uma solução justa e equilibrada para a questão tributária é essencial para o desenvolvimento sustentável do comex.

Convite para Congresso Internacional

Encerrando a reunião, Ramos fez um convite à ANTT para participar do futuro Congresso Internacional dos Agentes Transitários no Brasil, que contará com a participação de diversas entidades nacionais e internacionais. Esse evento será uma oportunidade ímpar para discutir e compartilhar boas práticas, além de fortalecer as relações internacionais e promover inovações no setor.

A reunião destacou a importância de um trabalho contínuo e colaborativo para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no cenário internacional. As medidas discutidas prometem trazer benefícios significativos para o setor de logística e transporte, impulsionando os negócios futuros e fortalecendo as categorias econômicas envolvidas.