Leilão do túnel imerso Santos-Guarujá é adiado para 5 de setembro

Está adiado para 5 de setembro o leilão do túnel imerso entre Santos e Guarujá. A data original era 1º de agosto. O Ministério de Portos e Aeroportos e o Governo Estadual, que lançaram o edital de concessão do empreendimento conjuntamente, informaram ter tomado a decisão por causa de “contribuições” feitas por empresas interessadas no projeto.

As colaborações a que União e Estado se referiram, em notas à imprensa emitidas ontem à noite, são resultado da missão à Europa na qual, no mês passado, se apresentaram projetos brasileiros nas áreas portuária e hidroviária a investidores e grandes empresas do setor de infraestrutura.

“Durante a missão, foram identificadas oportunidades valiosas de aprimoramento no modelo de concessão, na estrutura financeira e nas premissas técnicas do edital. Essas sugestões estão agora sendo incorporadas para elevar a qualidade do processo licitatório, aumentar a atratividade do ativo e garantir maior segurança jurídica e operacional ao projeto”, afirma o Governo Estadual.

Na nota federal, se diz que as colaborações vão “aperfeiçoar o processo de licitação e permitir maior competitividade no leilão do primeiro túnel submerso da América Latina” e lembra que “a concessionária que vencer o certame será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel. O empreendimento deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos”.

O projeto do túnel imerso está incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é classificado pelo Governo Federal como sua maior obra. “Com 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos, o túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas”, cita a nota do ministério.

“A obra representará um salto tecnológico para a engenharia nacional, ao adotar a técnica internacional de túnel imerso, utilizada com sucesso em países como Holanda, Japão, China e Coreia do Sul. O modelo construtivo assegura menor impacto urbano, maior agilidade na execução, facilidade de manutenção e ganhos operacionais ao longo do período de concessão”, acrescenta o Governo do Estado.

Custo e partilha

O investimento é estimado em R$ 5,96 bilhões, dos quais R$ 5,13 bilhões serão divididos entre a União e o Estado. O restante será custeado pela concessionária vencedora da licitação, que assinará contrato de 30 anos para construção, operação e manutenção do equipamento. O certame é conduzido pela Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos. A obra deve começar no início de 2026 e acabar até 2031.

Na Europa

Entre 21 e 24 de abril, o ministro Silvio Costa Filho e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) encabeçaram a comitiva de um roteiro que incluiu Portugal, Holanda e Dinamarca. O grupo se reuniu com representantes de empresas com expertise global em túneis com a mesma tecnologia que será empregada na construção do túnel da Baixada Santista.

Em Portugal, o projeto foi apresentado à Mota-Engil, parceira da gigante chinesa CCCC (China Communications Construction Company). Na Holanda, o ministro se encontrou com dirigentes da Ballast Nedam e da TEC Tunnel, referências em engenharia de túneis imersos. Na Dinamarca, a comitiva visitou as instalações das obras do Túnel Fehmarnbelt, que ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à ilha alemã de Fehmarn. Com 18,1 quilômetros, será o maior túnel imerso do mundo e servirá como modelo para o projeto brasileiro.

Abertura da concorrência reuniu Lula e Tarcísio na região

O lançamento do edital do leilão do túnel Santos-Guarujá, denominado concorrência internacional 01/2025, ocorreu em 27 de fevereiro deste ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deram início ao processo juntos, em cerimônia no Parque Valongo, em Santos.

O edital foi apresentado como o fim de 98 anos de idas e vindas da proposta de ligação seca entre as duas cidades. A primeira delas data de janeiro de 1927: um túnel, proposto pelo arquiteto Enéas Marini em janeiro de 1927. Houve planos posteriores para outros túneis e para pontes, todos arquivados.

Outro elemento de destaque na solenidade conjunta foi uma indicação, por Lula e Freitas, de união política para a realização de projetos de infraestrutura no País.

“Eu quero ter uma relação civilizada com os governantes. Nós não fomos eleitos para brigar, mas para compartilhar o nosso esforço”, declarou Lula, em Santos.

Freitas discursou, também na ocasião: “Presidente, o senhor disse: ‘Nós não temos que ter disputa política, temos que atender o cidadão’. E nós estamos atendendo o cidadão”.

Abrangência

Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com a ligação seca, a travessia será feita em poucos minutos, reduzindo filas e otimizando o fluxo logístico do Porto de Santos.

(A Tribuna)

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!