O Malta Freeport Terminals se tornou o primeiro recinto do grupo portuário a implementar um sistema de gêmeo digital para melhorar sua eficiência nas operações, com base na integração com a inteligência artificial (IA).
A estação marítima destacou: “Estamos encantados em anunciar um marco significativo em nosso caminho rumo à inovação e excelência operacional. O Malta Freeport Terminals se tornou o primeiro terminal de nosso grupo a aproveitar os dados para melhorar a eficiência operacional com o gêmeo digital da Next Port.AI”.
“O nosso caminho rumo à integração da IA começou há dois anos, inspirado pelo sucesso de um projeto europeu que a CMA CGM venceu em 2018. Este projeto, que se concentrou na pesquisa e experimentação, lançou as bases para os nossos avanços atuais. Os conhecimentos e aprendizados obtidos dessa iniciativa foram fundamentais para moldar nossa abordagem na implementação do gêmeo digital”, acrescentou o terminal.
“A introdução do Digital Twin no Malta Freeport marca uma nova era de excelência operacional. Ao utilizar algoritmos avançados e regras comerciais, nosso objetivo é proporcionar uma melhor experiência visual para melhorar a tomada de decisões das pessoas; usar dados em tempo real para garantir que as operações sejam executadas de acordo com o plano; permitir uma integração perfeita, desde a resolução de problemas até a melhoria contínua com um módulo de análise profunda; e gerar economias operacionais ao identificar e resolver problemas de maneira proativa”, detalhou a empresa portuária.
“Estamos encantados em liderar esta iniciativa que aproveita as tecnologias da quarta revolução industrial para complementar o TOS, uma pedra angular das operações do terminal. Acreditamos firmemente que este é o caminho a seguir e estamos comprometidos em moldar essas ferramentas para atender às nossas necessidades específicas, beneficiando, em última instância, nossos clientes. Como costuma acontecer com iniciativas inovadoras, ganhar impulso gerará novas ideias e contribuirá ainda mais para o desenvolvimento e a melhoria contínuos dessas tecnologias transformadoras”, avaliou Alex Montebello, CEO do Malta Freeport Terminals.
Fonte: PortalPortuario
Tradução por: Sindicomis