O Ministério dos Transportes solicitou o adiamento de discussões sobre possíveis medidas antidumping que podem encarecer fretes e a fabricação de reboques, semirreboques e carrocerias de caminhão. Em ofício enviado à Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Ministério dos Transportes argumenta que o tema é complexo e requer análises detalhadas com diversos atores do mercado de transporte.
Desde 2009, pneus de carga com aros de 20″, 22″ e 22,5″ têm regras específicas para exportação, protegendo o mercado interno. No entanto, a taxação não incide sobre a importação de “kits” contendo rodas e pneus. Em dezembro, a Secex abriu investigação para averiguar se os kits devem seguir as mesmas regras dos pneus avulsos.
Importadores alegam que kits e pneus avulsos são diferentes. Adquirir apenas o pneu exigiria encontrar novo comprador para a roda no Brasil. Kits costumam ser comprados por fabricantes de implementos rodoviários. O Gecex, que avalia o escopo da taxação dos kits, antecipou reunião para esta terça (23).