O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) iniciou, nesta sexta-feira (25), os procedimentos para elaboração do Planejamento Estratégico que definirá as prioridades e desafios da gestão para os próximos quatro anos. Em reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Elo Consultoria, a ministra de Portos e Aeroportos substituta, Mariana Pescatori, debateu os métodos que serão utilizados e destacou a importância do planejamento para orientar e monitorar as ações desenvolvidas.
O principal objetivo da reunião, que contou com participantes de todas as áreas do ministério, foi estabelecer um alinhamento entre as áreas do MPor para a formulação de um planejamento estratégico robusto, que atenda às demandas e aos objetivos do ministério. “Marca o início de uma jornada que promete elevar o papel do MPor como uma entidade estratégica para o desenvolvimento portuário e aeroportuário do país”, avaliou Tetsu Koike, diretor de Programas da Secretaria Executiva, destacando a importância da participação ativa de cada área na construção coletiva do plano, tendo em vista que o planejamento estratégico visa direcionar a organização na direção ao futuro desejado, com um foco claro em eficiência e melhoria nos serviços entregues à sociedade.
O Planejamento Estratégico do Ministério de Portos e Aeroportos deverá ser lançado no primeiro bimestre do próximo ano, apresentando um mapa de prioridades da pasta e sua carteira de projetos estratégicos. A Ecogroup, responsável pelo projeto em parceria com o BID, apresentará também indicadores de monitoramento e o modelo de governança para viabilizar o planejamento ao longo do período.
A construção do documento estará baseada em entrevistas com atores internos e externos ao MPor e incluirá os planos setoriais portuários, aeroportuários e de hidrovia e navegação. “Olhar para planejamento setorial é muito importante para definir nosso planejamento estratégico, que tem que incorporar isso no nosso dia a dia”, afirmou Mariana Pescatori.