Nota de pesar do SINDICOMIS e da ACTC

É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do estimado empresário José Roberto França de Mesquita, ocorrido no dia 21 de julho de 2024. Aos 90 anos, José Roberto deixa um legado marcante nos setores aduaneiro, de transporte e logística, especialmente na cidade de Santos.

À frente da tradicional empresa Mesquita SA Transportes e Serviços, fundada em 1926, José Roberto foi um visionário e pioneiro que, junto ao seu irmão, transformou a empresa em uma referência nacional, culminando na sua aquisição pela Santos Brasil em 2007. A Mesquita SA possuía importantes áreas alfandegadas em Santos e Guarujá, além de um centro de distribuição em São Bernardo do Campo e uma frota de 100 caminhões, sendo um exemplo de sucesso empresarial e dedicação.

José Roberto França de Mesquita também foi um líder em várias entidades do setor. Como primeiro presidente da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) e diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), sua atuação foi fundamental para o fortalecimento e desenvolvimento dessas organizações. Sua empresa também teve um papel importante na fundação da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra).

Além de suas realizações profissionais, José Roberto será lembrado por sua força, dedicação e espírito inovador, características que marcaram sua trajetória e inspiraram muitos ao seu redor. Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas seu legado continuará a influenciar e guiar futuras gerações.

O SINDICOMIS e a ACTC expressam suas sinceras condolências à família Mesquita, em especial aos filhos Heloísa, Lúcia, Beatriz, José Roberto e José Luís, e demais amigos e colegas. Que encontrem conforto nas lembranças e no impacto duradouro de José Roberto França de Mesquita.

Nos solidarizamos com todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. José Roberto França de Mesquita deixa um legado de dedicação, inovação e excelência, valores que continuarão a guiar nosso setor.

Descanse em paz, José Roberto. Sua memória será eternamente honrada.

Luiz Ramos

Presidente do SINDICOMIS e da ACTC