A entrada da Norcoast no mercado de cabotagem brasileiro é vista como positiva, isso porque vai gerar aumento da concorrência, resultando em uma maior oferta de serviços e redução nos valores de fretes.
Empresários e presidentes de sindicatos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM) comemoraram a operação que começou nesta quarta-feira (7) no porto de Santos, e terá rotação semanal, navegando para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus.
“A presença da Norcoast no mercado de cabotagem é um passo importante para o desenvolvimento econômico da região. A competição saudável entre as empresas levará a benefícios tangíveis para os empresários e consumidores locais”, disse o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.
A Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul, traz consigo uma proposta de logística integrada e serviço porta-a-porta, atendendo aos principais portos brasileiros, incluindo Manaus. Com capacidade de 3.5 mil TEUs (medida equivalente a 20 pés, usada para mensurar a capacidade de contêineres) por navio e rotação semanal, a empresa promete oferecer uma alternativa eficiente e confiável para o transporte de cargas na região.
Os navios contam com janelas de embarque e desembarque nos mesmos dias e horários, possibilitando um planejamento mais adequado, aumentando a eficiência logística e trazendo como vantagem a regularidade de capacidade com similaridade. Por meio de uma plataforma digital, será possível acompanhar todas as etapas da movimentação da carga, não somente do trecho marítimo, mas durante o trajeto completo.
Com a chegada da Norcoast ao mercado de cabotagem, a Fecomércio AM vislumbra um futuro promissor para o transporte de cargas na região amazônica, impulsionando o crescimento econômico e fortalecendo a competitividade do Estado do Amazonas no cenário nacional.