Novo acordo de liberalização de carga aérea ICAO-LACAC para reforçar o restabelecimento a longo prazo do transporte regional de vacinas

Como parte de suas estratégias regionais de resposta à COVID-19 e recuperação da aviação, os dois Escritórios Regionais da ICAO para as Américas (SAM e NACC) contribuíram para o desenvolvimento e surgimento do novo acordo multilateral da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (LACAC) para facilitar a liberalização dos serviços de carga aérea na região.

O acordo entra em vigor imediatamente entre seus dez signatários e estabelece direitos de tráfego ampliados, o assim chamado direito de tráfego da “sétima liberdade aérea”, permitindo que as companhias aéreas de um Estado membro da LACAC forneçam serviços de carga entre dois outros Estados signatários sem restrições de rotas e capacidade.

Os 10 Estados envolvidos são Brasil, Chile, República Dominicana, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

“A COVID-19 impôs restrições significativas a toda a indústria de transporte aéreo e empresas de todos os portes estão reavaliando seus modelos de negócios”, observou o Secretário Geral da ICAO, Dr. Fang Liu. “Para permanecer flexível e receptiva às necessidades dos países, a ICAO está adaptando abordagens regulatórias globais onde isso pode ajudar na resposta à pandemia e nos esforços de recuperação global”.

O acordo permanecerá em vigor por um ano, até 31 de dezembro de 2021, e pode ser prorrogado por mais um ano, a critério dos Estados da LACAC.

Além de seus impactos imediatos em termos de resposta e recuperação pandêmica, a ICAO encoraja outros países a enxergar isso como um passo significativo no avanço da Visão a Longo Prazo da ICAO para a Liberalização do Transporte Aéreo Internacional.

“Nossa esperança seria ver este desenvolvimento regional evoluir para um acordo mais permanente e global, permitindo serviços aéreos mais liberalizados e sustentáveis no século 21”, enfatizou o Dr. Liu.

“A curto prazo, isto dever ajudar a aumentar a eficiência da distribuição de vacinas e, a longo prazo, deve permitir que a carga aérea e, em particular o comércio eletrônico, desempenhem papéis ainda mais importantes na recuperação e no desenvolvimento econômico regional. Eu encorajo fortemente outros Estados e Regiões a tomarem medidas semelhantes”.

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