O modelo utiliza um sistema elétrico alimentado por bateria para suas manobras VTOL, acionando oito motores elétricos Pipistrel E-811
A Pipistrel realizou o primeiro voo pairado do drone de carga híbrido-elétrico Nuuva V300, projetado para operações de decolagem e pouso vertical (VTOL) e pode transportar até 272 kg de carga útil por uma distância de até 300 milhas náuticas (555 km).
O modelo utiliza um sistema elétrico alimentado por bateria para suas manobras VTOL, acionando oito motores elétricos Pipistrel E-811. Durante o voo de cruzeiro, um motor de combustão interna separado é utilizado para garantir maior autonomia e eficiência operacional. A aeronave não tripulada é controlada remotamente por um operador em uma estação de controle terrestre, desenvolvida pela Textron Systems, empresa-irmã da Pipistrel.
“O primeiro voo do Nuuva demonstra a força da Pipistrel na propulsão elétrica e nossa dedicação em avançar na indústria da aviação por meio de nossa participação ativa em programas de pesquisa e nossa colaboração bem-sucedida com agências reguladoras”, disse Gabriel Massey, diretor-gerente do fabricante.
A empresa anunciou ainda que um segundo protótipo do Nuuva 300 será lançado ainda este ano para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto.
Fonte: Aeroflap