O terminal de contêineres HHLA Burchardkai (CTB) de Hamburgo avança rumo à automação e à sustentabilidade, com a ativação de três novos blocos de armazenamento de última geração nos últimos meses.
Agora, a CTB opera um total de 22 blocos de armazenamento elétrico, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável da terminal.
Desde o final de 2024, os três novos blocos foram gradualmente integrados às operações, ampliando a capacidade de armazenamento em cerca de 6.000 contêineres padrão (TEU), totalizando quase 45.000 TEU.
Graças ao armazenamento mais compacto nos blocos automatizados, o espaço necessário é menos da metade em comparação com os pátios convencionais de straddle carriers.
Os novos blocos estão localizados ao norte do pátio de contêineres automatizado existente e contam com três guindastes pórtico movidos a eletricidade, abastecidos exclusivamente por fontes renováveis, contribuindo para a redução das emissões de CO₂.
Ingo Witte, diretor-geral da CTB, destacou: “Com os três novos blocos de armazenamento, seguimos modernizando nossa terminal. Sistemas inovadores permitem um uso mais eficiente do espaço, reduzem emissões e otimizam as operações para nossos clientes. Dessa forma, tornamos a CTB mais eficiente e avançamos em nossos objetivos de sustentabilidade.”
A modernização da maior terminal de contêineres da Alemanha é um dos projetos mais ambiciosos do setor. Além da ampliação do armazém automático, também há foco na implementação de veículos guiados automaticamente (AGVs) para a movimentação de contêineres nos atracadouros dos grandes navios.
Como funcionam os sistemas de guindastes de armazenamento
O armazém automatizado da CTB é composto por blocos de armazenamento de 42 metros de largura por 375 metros de comprimento, posicionados lado a lado, com capacidade entre 1.980 e 2.130 TEU, dependendo do tipo.
Um diferencial da CTB é o inovador sistema de guindastes pórtico, que permite que três guindastes operem sobrepostos, otimizando a movimentação dos contêineres.
O sistema de TI de alto desempenho dessas gruas está perfeitamente integrado ao controle geral da terminal e, há anos, conta com um módulo de inteligência artificial especialmente desenvolvido. Essa IA ajuda a encontrar as melhores localizações de armazenamento, minimizando processos de empilhamento que consomem muita energia.
Fonte: Portal Portuario
Tradução por: Sindicomis