Neste primeiro semestre de 2025, a SCPAR Porto de Imbituba acumulou resultados expressivos que o consolidaram como um dos principais vetores de desenvolvimento da economia catarinense. Até julho deste ano, o porto registrou 162 atracações, com mais de 3,6 milhões de toneladas de cargas movimentadas.
O desempenho positivo deve-se, em grande parte, ao crescimento equilibrado em todos os modais de transporte marítimo: exportação, importação, cabotagem e transbordo.
Dos quatro modais, a importação lidera com 1,68 milhão de toneladas movimentadas no acumulado de 2025, seguida pela exportação, com 1,45 milhão de toneladas.
A cabotagem (transporte de mercadorias entre dois locais do mesmo país) teve desempenho relevante, com 350,3 mil toneladas embarcadas e 93,7 mil desembarcadas, enquanto o transbordo (transferência de uma remessa de um modo de transporte para outro) segue em ascensão, com movimentação próxima de 41,3 mil toneladas.
As cargas mais relevantes em volume e em crescimento foram o coque de petróleo, a hulha betuminosa, o sal, o farelo de milho e os contêineres, que juntos respondem por mais de 70% do total movimentado.
O destaque fica por conta dos contêineres, que registraram um crescimento próximo de 5% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse desempenho reforça a consolidação do Porto de Imbituba como uma alternativa estratégica para o transporte de cargas com maior valor agregado.
Atualmente cerca de 180 contêineres transitam diariamente pelo porto
Um dado relevante é que, atualmente, cerca de 180 contêineres transitam diariamente pelo porto via modal ferroviário, utilizando uma malha com mais de 164 km de extensão, que atravessa 14 municípios.
Comparando com o histórico de 2024, que fechou com 8,31 milhões de toneladas e 329 atracações, os números de 2025 indicam crescimento e uma progressão positiva no desempenho portuário de Imbituba.
Os meses de março e junho se destacaram como os mais movimentados do ano até o momento, com respectivamente mais de 705 mil toneladas e mais de 644 mil toneladas por mês. Além disso, 31 e 25 embarcações, correspondentemente, foram atendidas em cada um desses períodos.
Segundo o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes, os bons resultados refletem nos novos investimentos em infraestrutura, sustentabilidade e integração logística.
“Os investimentos em infraestrutura e sistemas de gestão operacional, previstos ainda para este ano, devem acelerar a movimentação e ampliar a atratividade do porto para novos mercados”, destaca Lopes.
Segundo semestre de 2025 prevê novos projetos
Entre os planos para o segundo semestre de 2025, estão previstos novos projetos de:
- Recuperação;
- Ampliação do molhe de abrigo;
- Construção do Dolfim do Cais 2;
- Investimentos em tecnologia e rastreamento;
- Digitalização dos processos;
- Novas linhas de navegação;
- Navios maiores;
- Expansão;
- Fortalecimento das operações.
Administração tem expectativa de movimentar mais de sete milhões de toneladas até o final do ano
A expectativa da administração portuária é encerrar o ano com mais de sete milhões de toneladas movimentadas.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 800 milhões de dólares nesses seis primeiros meses.
Com o aumento da atividade, a geração de empregos diretos e indiretos tem impulsionado o setor de serviços e logística no município. Projetos de integração porto-cidade também estão em curso, fortalecendo a relação institucional com a comunidade e contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável.
(ND+)