Porto de Paranaguá amplia calado e flexibiliza manobras para acelerar exportações

A Portos do Paraná anunciou a atualização do Regulamento de Tráfego Marítimo e Permanência, com medidas que flexibilizam as manobras de desatracação em áreas destinadas à exportação de granéis sólidos vegetais, como soja, milho, açúcar e farelo. A Portaria nº 144/2025 entrou em vigor em 1º de agosto, após aprovação da praticagem e da Marinha do Brasil, e abrange os berços 201, 204, 212, 213 e 214 do Porto de Paranaguá.

“A redução das restrições de manobra permite que os navios carregados desatracem mais rapidamente, o que aumentará a produtividade nas operações”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A medida foi possível após intervenções estruturais, como a retirada da ponta da Pedra da Palangana e a revisão completa da sinalização no canal de acesso. Essas mudanças permitiram a realização de simulações de manobra que garantiram a segurança das operações, agora sem limitações de maré ou correnteza para a desatracação.

Além disso, investimentos em dragagem elevaram o calado operacional de 12,8 m para 13,1 m em grande parte dos berços e em duas docas, ampliando significativamente a capacidade de carga. Segundo a empresa pública, esse acréscimo de 30 centímetros no calado representa um ganho aproximado de 2 mil toneladas por navio graneleiro.

Mais produtividade

Entre janeiro e julho deste ano, os Corredores Leste e Oeste do porto receberam 226 embarcações. O Corredor Leste de Exportação bateu recorde de movimentação em julho, com 2.607.639 toneladas embarcadas — um crescimento de 1,55% em relação a maio de 2023, até então o melhor mês da série histórica.

“A expectativa é que, com essa mudança, o fluxo de navios seja maior, permitindo um crescimento nos números”, afirmou Gabriel Vieira, diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná.

(Portal Portuário)

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