Porto do Rio de Janeiro realiza dragagem e amplia sua capacidade operacional

Dragagem eleva a profundidade do canal de acesso, permitindo a operação de navios com maior volume de carga nos dois terminais de contêineres do Porto

O Porto do Rio de Janeiro está pronto para receber embarcações com maior volume de carga, após a conclusão das obras de dragagem do canal principal, finalizadas no início de abril pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. A modernização eleva significativamente a capacidade operacional do terminal e fortalece sua posição estratégica no cenário logístico nacional.

Com um investimento de R$ 163 milhões, a profundidade do canal passou a ser de 15,3 metros, permitindo um aumento estimado de até 700 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por embarcação. A mudança beneficia diretamente os terminais de contêineres Rio Brasil Terminal e MultiRio, que agora poderão operar com navios de grande porte com mais eficiência.

“A modernização do Porto do Rio de Janeiro fortalece a economia não só do estado, mas de todo o país. Estamos no caminho certo. O Governo Federal está investindo em melhorias na infraestrutura portuária de norte a sul do Brasil, beneficiando toda a população brasileira”, declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Além da dragagem, o porto também passou por uma atualização dos sinais náuticos, possibilitando que embarcações com até 366 metros de comprimento realizem manobras com segurança, aumentando ainda mais a competitividade do terminal carioca.

A importância da dragagem

A dragagem é uma das intervenções mais estratégicas para manter os portos brasileiros competitivos no mercado global. Ela garante profundidade suficiente para que navios atraiam e manobrem com segurança, viabilizando operações mais ágeis, aumento da capacidade de carga e recebimento de embarcações de maior porte.

O Porto do Rio de Janeiro não é o único a receber investimentos nesse sentido. Em março, o Porto de Itajaí (SC) teve sua profundidade ampliada para 13,5 metros no canal interno e 14 metros no canal externo, retomando condições ideais para movimentação de cargas com mais segurança e eficiência.

No Nordeste, os portos de Suape e Recife, em Pernambuco, contam com mais de R$ 520 milhões em projetos de dragagem. As intervenções têm como objetivo aumentar a capacidade logística e melhorar a competitividade da região no cenário nacional e internacional.

Fonte: DespachantesAduaneiros.Com

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