Portos do Canal do Panamá são vendidos à BlackRock em vitória para Trump

A BlackRock, maior gestora do mundo, concordou em comprar dois grandes portos no Canal do Panamá de seu proprietário baseado em Hong Kong nesta terça-feira (4), após pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a suposta influência chinesa na via navegável.

Segundo um comunicado da empresa, o proprietário dos portos, CK Hutchison, sediado em Hong Kong, venderá o negócio para um consórcio que inclui BlackRock,Global Infrastructure Partners e Terminal Investment.

Em um investimento de grande escala no setor, o consórcio vai adquirir uma participação de 90% na subsidiária da CK Hutchison que opera os dois portos no Panamá.

O acordo também inclui uma participação de 80% nas subsidiárias portuárias da CK Hutchison, que administram 43 portos em 23 países, incluindo o Reino Unido e a Alemanha.

Em referência aparente aos portos, o presidente dos EUA frequentemente alegou que “a China está controlando o Canal do Panamá”, acrescentando no mês passado que “vamos retomá-lo, ou algo muito poderoso vai acontecer”.

Fonte: DatamarNews

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!