Presidente do SINDICOMIS/ACTC engaja em maratona de reuniões em Brasília para fortalecer setores econômicos

Na última semana de fevereiro, Luiz Ramos, presidente do SINDICOMIS e da ACTC, realizou uma série de encontros estratégicos em Brasília. O objetivo foi dialogar com autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de importantes figuras do setor privado, em uma movimentação para consolidar e valorizar as categorias econômicas representadas pelas entidades.

A agenda intensa começou com uma reunião com empresários e membros do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), liderada pelo seu diretor-presidente, Mario Povia. O encontro propiciou uma troca rica de informações e permitiu que todos os presentes compartilhassem suas visões e considerações sobre o cenário atual.

Ramos também se encontrou com Marcela Carvalho, secretária da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), para discutir o futuro dos regimes de ex-tarifários e LETEC. A reunião destacou as preocupações com as interpretações e tratamentos dados pela Receita Federal do Brasil (RFB) aos ex-tarifários, uma questão que tem provocado insegurança jurídica e desencadeado litígios para a liberação de mercadorias.

Comprometendo-se com a busca de soluções, o SINDICOMIS e a ACTC propuseram à CAMEX uma estratégia para harmonizar os conflitos, visando a um ambiente mais seguro e previsível para os operadores do comércio exterior. A iniciativa busca equilibrar as necessidades dos importadores com os objetivos fiscais e de política comercial do Brasil.

Outro encontro importante foi com o novo coordenador geral da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (COANA) da RFB, José Carlos de Araújo. As discussões focaram nos desafios do processo de despacho aduaneiro e na gestão da plataforma ROAD, sugerindo uma abordagem colaborativa que engaje diversos stakeholders do comércio exterior.

Ramos visitou, ainda, o gabinete de diversos parlamentares na Câmara dos Deputados, como, por exemplo, o dos deputados Alberto Fraga, Padre Nobre e Julio Cesar, para discutir o Projeto de Lei dos Agentes Intermediários e outros assuntos cruciais para o setor.

Por fim, foi realizada uma visita de cortesia ao professor e advogado Marcus de Oliveira Kaufman, abordando temas relevantes para a presidência das entidades e seus associados no âmbito do direito trabalhista.

Essa maratona de reuniões em Brasília evidencia o compromisso do SINDICOMIS e da ACTC em defender e promover os interesses dos operadores do comércio exterior e da logística, buscando sempre o aprimoramento das práticas aduaneiras e a segurança jurídica no Brasil.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!