Recomendação sobre combustíveis sustentáveis de aviação na OACI (Organização Internacional da Aviação Civil)

O Brasil recebeu com grande satisfação a recomendação técnica sobre combustíveis sustentáveis para a aviação feita durante a 13ª reunião trienal do Comitê de Proteção Ambiental da Aviação (CAEP) da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI).

A recomendação, que será elevada para confirmação pelo Conselho da OACI em junho, trata da cultura múltipla ou sequencial para produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF). A prática, que consiste no cultivo de duas ou mais safras anuais na mesma terra, é comum na agricultura de regiões tropicais e subtropicais.

Baseada em aspectos técnicos, científicos e ambientais, a recomendação do CAEP permitirá que as metodologias da OACI passem a considerar as realidades específicas das regiões tropicais e subtropicais. Este é um pleito antigo do Brasil e de outros países interessados em contribuir para as metas de descarbonização do setor aéreo.

Ao reconhecer maior número de práticas e matérias-primas sustentáveis como elegíveis para a produção de SAF em grande escala, a OACI atua em consonância com o mandato que lhe foi atribuído pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) de promover a redução de emissões no setor aéreo internacional. Ainda em níveis muito baixos globalmente, a produção de SAF será fundamental para que a aviação internacional, hoje grande emissora de gases de efeito estufa, alcance a meta global de emissões líquidas zero até 2050.

O reconhecimento da prática de cultivo sequencial também contribui para que países em desenvolvimento tenham oportunidade de participar da transição energética de forma justa e inclusiva, com geração sustentável de emprego e renda para suas populações.

Fonte: DespachantesAduaneiros.Com

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!