A maior refinaria de petróleo da Turquia, Tupras, aguarda a chegada de um carregamento de petróleo bruto de Itapu no início do próximo mês, marcando sua primeira compra desse tipo do Brasil, segundo uma fonte com conhecimento do assunto e dados de rastreamento de navios.
A Tupras anunciou no mês passado que parou de comprar petróleo bruto da Rússia depois que os Estados Unidos impuseram novas sanções à indústria petrolífera russa em 10 de janeiro.
O carregamento de petróleo brasileiro, de aproximadamente 1 milhão de barris, foi embarcado no navio-tanque Suezmax João Cândido em 12 de março, de acordo com dados de rastreamento da Kpler e da LSEG.
A previsão é que a carga chegue ao Porto de Izmit, na Turquia, onde a Tupras opera uma refinaria com capacidade de 225.800 barris por dia, entre os dias 3 e 4 de abril, segundo os dados.
A Petrobras confirmou à Reuters que vendeu o carregamento, afirmando que a empresa “continua desenvolvendo novos mercados para garantir o escoamento da crescente produção de petróleo brasileiro para destinos rentáveis”.
Os registros de envio da Kpler, que remontam a 2013, indicam que nenhuma das duas refinarias da Tupras, localizadas em Izmit e Izmir, recebeu petróleo brasileiro anteriormente.
Itapu é um petróleo semidoce, com densidade API de 29,3 e teor de enxofre de 0,253%, conforme dados consultados pela Reuters. Já o petróleo russo Urals é semiamargo, apresentando densidade semelhante, em torno de 31,7 API, mas com um teor de enxofre mais elevado, de 1,7%, segundo informações da S&P Global Commodity Insights.
A Tupras se tornou uma das maiores importadoras de petróleo russo desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, recebendo cerca de 305.000 barris por dia desse tipo de petróleo em 2024, segundo a Kpler.
Itapu tem uma qualidade mais próxima de outros tipos de petróleo médio-doce que a Tupras compra ocasionalmente, como o Forcados, da Nigéria, afirmou um trader de petróleo do Mediterrâneo.
Fonte: PortalPortuario
Tradução por: Sindicomis