Reunião da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do SINDICOMIS/ACTC

Foi realizada, no último 13 de abril, a reunião da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do SINDICOMIS/ACTC, juntamente às assessorias dessas entidades. Durante cerca de três horas, foram apresentados e discutidos os seguintes assuntos: banco digital, assuntos internacionais, CIMEC, cursos nacionais, status do sistema de arrecadação e das ações judiciais coletivas e trabalhistas, proposta de parceria com o CIEE, entre outros.

Banco digital

“Acreditamos que este projeto poderá ajudar muito os nossos associados”, afirmou o presidente do SINDICOMIS, ACTC e CIMEC, Luiz Ramos. Na sequência, Maurício Rubbi, da Evollution, fez uma apresentação do projeto, destacando as funcionalidades de um banco digital e a gama de serviços que podem ser oferecidos aos seus usuários. O assunto obteve sinal verde da Diretoria Executiva e será deliberado e votado em assembleia. “Se aprovado, ele significará uma redução drástica no custeio das operações financeiras das nossas representadas”, salientou Ramos.

CIMEC

O presidente informou que a FEAAC não faz mais parte da composição da CIMEC e que a entidade passa a ser denominada Câmara Internacional de Mediação de Conflitos e Arbitragem. Ele expôs a finalização do acordo de cooperação junto ao Ministério da Justiça e Segurança, por meio da ENAPRES (Escola Nacional de Prevenção e Solução de Conflitos). Também falou da forte possibilidade de a ANTAQ fechar um acordo com a Câmara, para que se torne responsável por conduzir as mediações entre usuários, agentes e armadores, sempre que houver conflitos envolvendo essas partes.

CIEE

Luiz Ramos expôs que o SINDICOMIS, a ACTC e CIMEC estão firmando contrato de parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), no sentido de desenvolver um curso voltado à capacitação em comércio exterior para os colaboradores das representadas, que deverá ser denominado Paralegal em Comex. “Entendemos que há uma grande deficiência de formação profissional dessa mão de obra, o que afeta na correta prestação de serviços aos clientes das nossas representadas. Assim, prepará-los por meio de um curso, no qual haverá aplicação de testes, será muito importante”, disse. “Isso envolverá muito trabalho, mas será altamente recompensador às empresas que representamos”, concluiu.

Assuntos internacionais

Gabriela Motta, assessora responsável por essa área, comunicou que existe a possibilidade de desenvolvimento de dois cursos juntamente à FIATA – um mais longo, de especialização, e outro mais condensado. Serão cursos da ACTC, com certificação internacional. Também relatou que a Mellohawk Training Center procurou pela ACTC para propor uma parceria, juntamente à CIFFA (Canadian Internacional Freight Forwarders Association), no desenvolvimento de cursos, inclusive o de freight forwarder, com ou sem certificação da FIATA.

Gabriela também apresentou questões ligadas aos quatro grupos de trabalho da FIATA, que pertencem ao instituto de transporte multimodal; e citou a sugestão da diretora do SINDICOMIS/ACTC e delegada junto a essa entidade, Maria Itália, para a criação de um grupo de trabalho pela ACTC.

Luiz Ramos pediu para que os delegados Maria Itália, Fernando Diniz e Oswaldo de Castro Neto opinassem sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com a FIATA e, após ouvi-los, disse acreditar ser mais prático redigir um documento à Federação, informando sobre qual era o modelo de trabalho e atuação que a ACTC esperava encontrar.

Também foi discutida a permanência da ACTC na ALACAT, assunto que será conduzido pelo vice-presidente, Wilson Braun.

Cursos nacionais

A assessora Ana Walcher apresentou os cursos e eventos que estão agendados.

Vacinas

Luiz Ramos comunicou que a enquete sobre o interesse dos representados em aderir a uma possível importação de vacinas contra a Covid-19 pelo SINDICOMIS/ACTC contava, até o momento, com 31 manifestações positivas, representando um total aproximado de 4.000 unidades de vacinas.

Ações jurídicas

Oswaldo de Castro Neto apresentou o panorama das principais ações em curso, dentre elas, as relacionadas ao CARF, Intermodal, Contribuição Previdenciária, Haroldo Piccina e dos OTMs no Siscomex.

Arrecadações

Renê Braguin, supervisor administrativo do SINDICOMIS/ACTC, expôs os resultados das arrecadações das contribuições associativas, assistencial e sindical.

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!