O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Diogo Piloni, participou de dois debates virtuais onde mostrou os avanços que vem acontecendo no setor e as expectativas para este ano. Entre os destaques, o envio de projetos de regulação portuária e a realização de leilões que irão atrair cerca de R$ 3,5 bilhões em investimentos.
Piloni participou do webinar Porto&Mar 2021, promovido pelo Grupo Tribuna, onde falou sobre as expectativas para a desestatização do Porto de Santos. “Os estudos para a desestatização já estão sendo realizados. Acreditamos que o fluxo acontecerá normalmente e em 2022 teremos o leilão. Com essa mudança, traremos mais investimentos para o porto com melhorias, como o aprofundamento do canal que permitirá a operação de navios maiores”, afirmou o secretário.
Ele também comentou sobre a busca por maior eficiência em todos os portos brasileiros para, assim, garantir investimentos em grande escala e gerar economia para o Brasil. “O Governo Federal está convicto que irá entregar para a sociedade os ativos à gestão privada de forma eficiente, flexível e atendendo as cadeias logísticas”, complementou.
Logo após, o secretário foi um dos participantes do debate Perspectivas para o Setor Portuário em 2021, promovido pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). Ele anunciou que estão previstos 20 leilões de terminais portuários que irão atrair cerca de R$ 3,5 bilhões em investimentos. Piloni também afirmou que a secretaria está se esforçando para que a publicação do edital da desestatização do Porto Organizado de São Sebastião/SP ocorra ainda este ano.