Serpro oferece ferramentas de inteligência exclusivas para empresários do comércio exterior

O”Mercante” e “Siscomex Carga” fazem parte da grande família de soluções tecnológicas do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Sicomex), que digitalizou e desburocratizou as importações e exportações brasileiras.

Recentemente, visando garantir a estabilidade e a disponibilidade a todos seus usuários, a Receita Federal do Brasil (RFB) decidiu limitar o número de consultas diárias nestas duas soluções. Isso aconteceu porque tanto o Mercante quanto o Siscomex Carga não foram projetados para o uso de robôs e acesso massivo de dados, devendo trabalhar dentro de certos limites para garantir a qualidade de acesso a todos os interessados.

Robôs

Robôs são softwares que simulam o comportamento humano, ao preencher automaticamente os campos de pesquisa e clicar nos botões de consulta de um site ou sistema, burlando seus controles de acesso a fim de realizar milhares de operações por segundo. Esse tipo de mecanismo gera instabilidade ou lentidão nos serviços, criando a necessidade, por parte do governo, de medidas de contenção a fim de garantir o acesso a todos os usuários.

Seguindo essa perspectiva, a RFB implementou, para o Mercante e o Siscomex Carga, um cronograma para limitar as consultas por usuário em 67 mil ao dia, a partir de 22 de junho de 2020. Limite que foi novamente reduzido para três mil ao dia em 22 de julho de 2020.

Uma plataforma para substituir os robôs

Para os usuários – empresários do setor de importação e exportação – que necessitam realizar consultas massivas superiores ao limite estabelecido, a RFB e o Serpro disponibilizaram uma plataforma de serviços, denominada Integra Comex, capaz de automatizar, com agilidade e segurança, o acesso às informações nos referidos sistemas.

Essa plataforma possui serviços com visibilidade pública e restrita. A visibilidade pública conta com serviços totalmente gratuitos que fornecem a informação da data de última atualização do documento pesquisado.

Os serviços com visibilidade restrita são aqueles que possuem sigilo fiscal e comercial e por isso são acessados com certificação digital e devem ser contratados junto ao Serpro. A solução oferece acesso, em tempo real e de forma consolidada, a todas informações relacionadas a uma determinada operação de comércio exterior, seja de exportação, importação ou gestão de cargas.

Integra Comex trabalha exatamente com as informações que as empresas buscam acesso por meio de consultas individuais ou uso de robôs. A grande vantagem dele é simplificar esse trabalho, seja automatizando as consultas manuais, seja eliminando a necessidade de criação e manutenção desses robôs. Acrescente-se a isso a facilidade de implementação e a segurança de trabalhar com o acesso direto às bases governamentais, com o dado mais atualizado possível.

Saiba mais

Na página da Loja do Serpro você pode conhecer e testar o Integra Comex, acessar a tabela com as faixas de preço, além de obter mais informações do produto. No link você também pode realizar a contratação com liberação imediata de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!