A partir de 1º de setembro, entrará em vigor a Resolução 813zz, aplicável a todas as Agências de Carga IATA e responsável por regular o Programa Latino-Americano de Carga Aérea (LAACP). Este, por sua vez, será administrado por um Conselho Conjunto, para o qual o SINDICOMIS e a ACTC foram convidados a ocupar um dos assentos. A função será exercida pela CEO da Nuno Ferreira e membro da Diretoria Executiva destas instituições, Denise Alves.
“Em minha opinião, o SINDICOMIS e a ACTC, como entidades representantes da categoria, devem se aproximar das organizações – públicas ou privadas – que determinam as regras do comércio exterior”, observa Denise. “Por sua vez, a IATA, como associação internacional de transporte aéreo, está intimamente ligada ao dia a dia dos agentes de carga aérea. A participação nesse Conselho Conjunto é de suma importância, porque abre um canal de comunicação direto com as companhias aéreas. Por meio dele, podemos obter soluções mais rápidas a situações críticas e propor sugestões de melhorias no fluxo dos processos de transporte aéreo.”
O Conselho Conjunto estará à frente do desenvolvimento, gestão e comercialização do LAACP e da determinação dos critérios para o registro de intermediários na América Latina. Isso deverá incluir (mas não se limitar a):
- situação financeira;
- padrões de competência, experiência e conhecimento da equipe de produtos de carga aérea;
- adequação das instalações;
- adequação do manuseio de carga e equipamentos de processamento;
- produtos e serviços.
O Conselho será composto por representantes das companhias aéreas e intermediários latino-americanos, além de um membro designado por cada associação nacional de agentes de carga, oficialmente reconhecida em seus respectivos países.
“Será mais uma tarefa/missão a cumprir, que pretendo desempenhar com bastante comprometimento, interesse, responsabilidade e afinco. Não será fácil conciliar, entre tantas que já possuo, mas encarei como mais um desafio. Espero contribuir com a troca de experiências”, avalia Denise, complementando: “Contarei bastante com a colaboração dos associados e afiliados do SINDICOMIS e da ACTC, para que tragam suas demandas, opiniões e ‘dores’, a fim de aproveitarmos essa grande oportunidade de sermos ouvidos e, quiçá, atendidos”.
Desde 2010, Denise Alves é a CEO da Nuno Ferreira. Esta é uma das maiores empresas de transporte internacional e logística do país, pertencente ao grupo suíço Fracht AG, presente em mais de 35 países.