Temporada França-Brasil terá mais de 300 atrações em SP e outras capitais; veja destaques

Entre agosto e dezembro, 15 cidades brasileiras recebem programação da Temporada França-Brasil 2025, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Serão mais de 300 atrações que englobam cultura, ciência e diálogo global. Os destaques incluem exposições, teatro, dança, festivais de música, debates e mais (confira abaixo).

A Temporada tem como foco três grandes temas: democracia e globalização justa e inclusiva; diversidade e diálogo com a África; e clima e transição ecológica. Neste caso, as atividades têm articulação com a Conferência da ONU sobre os Oceanos, ocorrida em junho em Nice, e a COP30, a ser realizada em Belém, no mês de novembro.

Atividades culturais e acadêmicas do Brasil já estão sendo apresentadas no país europeu desde abril, e se estenderão até setembro. Em maio, por exemplo, o Brasil recebeu homenagem no Festival de Cinema de Cannes. Dos 300 eventos importados entre os dois lados do Atlântico, 108 são projetos cruzados, frutos de colaborações.

A decisão de organizar a Temporada 2025 foi firmada pelos presidentes Lula e Emmanuel Macron em 2023, em Paris, retomando o projeto já tradicional: em 2005, foi realizado o ano do Brasil na França e, em 2009, o da França no Brasil. Os responsáveis pelo intercâmbio de atrações são o Instituto Guimarães Rosa e o Institut Français, em colaboração com as embaixadas e com apoio dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores.

A comissária Anne Louyot, responsável pela programação francesa no Brasil, define a Temporada como um “evento diplomático onde a cultura tem um espaço fundamental para estimular o diálogo”, disse em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 1º de julho. “A cultura como um território aberto, um fomento para o encontro, um poder de transformação, algo sempre em movimento”, destacou.

Anne ressalta a preocupação de incluir na agenda as culturas de territórios ultramarinos franceses (Guadalupe, no Caribe, Guiana, Polinésia etc) que não costumam ter a mesma visibilidade – além de apresentarem algumas afinidades com o Brasil.

O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, ressaltou na coletiva que a ambição da Temporada é criar e fortalecer parcerias duradouras entre artistas dos dois países, que compartilham admiração mútua.

Os primeiros destaques já estão disponíveis no site oficial. As 15 cidades que recebem atrações são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá.

(Estadão)

 

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!