As linhas de contêineres estão se tornando cada vez mais seletivas quanto às mercadorias que transportam, priorizando cargas leves para maximizar o uso do espaço disponível entre a Índia e a Europa. Embarques com excesso de peso têm enfrentado fortes restrições, com transportadoras pressionando por reservas de cargas leves para otimizar seus planos de estiva.
Recentemente, a Hapag-Lloyd anunciou que, a partir de 18 de julho, todas as exportações da Índia, exceto as que se enquadram nos regulamentos da FMC, estarão sujeitas a novas taxas de desvio de peso. A transportadora alemã estabeleceu uma penalidade de até US$ 2.000 para discrepâncias de peso superiores a nove toneladas. Para as remessas reguladas pela FMC, as mudanças entrarão em vigor em 12 de agosto.
Outras transportadoras também seguiram essa tendência, impondo sobretaxas em contêineres com excesso de peso e aumentando significativamente as tarifas de frete. A CMA CGM Agencies Índia, por exemplo, atualizou suas sobretaxas de excesso de peso para reservas destinadas ao Norte da Europa e ao Mediterrâneo, fixando o valor em US$300 por contêiner.
O setor de vestuário e têxteis é um dos principais alvos dessas medidas, com exportações indianas de vestuário pronto apresentando crescimento nos últimos meses. Em junho, as exportações aumentaram 4% em relação ao ano anterior, após uma alta de 10% em maio. Diante dessa perspectiva positiva, exportadores indianos de vestuário estão pressionando o governo por incentivos adicionais no próximo orçamento anual para o ano fiscal de 2024/25.
Para capitalizar o crescimento das exportações de vestuário de Bangladesh, a Maersk lançou um serviço de contêineres intra-asiático denominado SH3, com paradas em Xangai, Xiamen, Kaohsiung, Nansha e Tanjung Pelepas. Este novo serviço visa acelerar a cadeia de suprimentos e beneficiar exportadores de matérias-primas têxteis e fabricantes de vestuário chineses em Bangladesh.
Além disso, o comércio farmacêutico em rápido crescimento da Índia também enfrenta desafios devido à interrupção da cadeia de suprimentos. A CMA CGM anunciou uma nova sobretaxa de US$250 por unidade para produtos farmacêuticos enviados em reefers, a partir de 10 de agosto.
As restrições rigorosas e as novas taxas impostas pelas transportadoras refletem a alta demanda por espaço de carga e a necessidade de otimizar a utilização dos navios, especialmente durante a alta temporada.
(Portos e Navios)