As transportadoras marítimas estão evitando navegar para o porto de Hamburgo devido ao congestionamento no terminal automatizado Altenwerder (CTA).
Conforme detalhado pelo The Loadstar, esses atrasos se devem ao programa de modernização da operadora HHLA. Esses novos guindastes serão operados remotamente a partir de um escritório
“As 14 unidades estão sendo substituídas porque chegaram ao fim da vida útil; operam no CTA desde a sua inauguração em 2002. Os mais antigos estão a ser desmantelados e os novos estão a chegar”, explicou Jan Kolditz, diretor de TI e desenvolvimento de terminais da HHLA.
Separadamente, a Hapag-Lloyd, que detém uma participação de 25% na CTA, disse que, combinado com os atrasos associados à paralisação de três dias na Costa Leste dos EUA e à crise do Mar Vermelho, o programa de modernização da CTA estava a forçá-la a abandonar algumas paragens. em Hamburgo e transferi-los para Wilhelmshaven, onde a empresa também detém uma participação de 30%.
“A situação no Mar Vermelho, os atrasos nos portos dos EUA devido a greves e o trabalho portuário em curso estão a causar atrasos nos navios no CTA. Embora todos os recursos disponíveis estejam a ser utilizados, o actual volume de entregas de exportação excede a capacidade de armazenamento do CTA”, observou a transportadora.
De referir que o CTA tem serviços entre a Europa e a América do Sul, sendo também uma ligação entre a região do Báltico e a Escandinávia, com 23 serviços de ligação de oito operadores.
(Portal Portuáario)