A ONU Comércio e Desenvolvimento , conhecida como UNCTAD, alertou que possíveis perturbações no Canal de Suez e nas rotas marítimas do Panamá poderiam afectar seriamente o comércio global.
Ambas as rotas marítimas apresentam problemas causados por tensões geopolíticas e ameaças relacionadas com o clima.
Além de sobrecarregarem as cadeias de abastecimento globais e minarem o crescimento económico, estas perturbações estão a aumentar os custos, a transformar os padrões comerciais e a perturbar o fluxo de fornecimento de energia e de alimentos.
Atualmente, o número de navios que transitam pelo Canal de Suez, em meados de outubro de 2024, registou uma média de 33 trânsitos por dia, foi 57% inferior ao pico anterior, 55% inferior ao de um ano atrás e apenas 4% superior ao menor média registrada em quatro semanas.
No caso do Canal do Panamá, o tráfego de navios apresentou uma recuperação, já que em meados de outubro de 2024, a média de quatro semanas de 30 trânsitos por dia estava 30% abaixo do pico anterior e apenas 4% abaixo do ano anterior. É importante ressaltar que já estava 40% acima do nível mais baixo de trânsitos registrado no início de 2024.
Rotas mais longas levaram ao aumento do congestionamento dos portos, do consumo de combustível, dos salários das tripulações, dos prémios de seguro e dos riscos de pirataria, ao mesmo tempo que aumentaram os custos globais e as emissões de gases com efeito de estufa.
Na sequência das situações vividas no Mar Vermelho, o desvio de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança, em África, aumentou 89%.
Por estas razões, a UNCTAD salienta, através do seu Estudo sobre Transporte Marítimo 2024 , que a cooperação internacional deve ser reforçada e os sistemas de rastreamento melhorados, as rotas de transporte marítimo diversificadas e as iniciativas comerciais regionais apoiadas, e o investimento em infraestruturas em pontos-chave.
(Portal Portuario)