Xangai inaugurou o primeiro centro de serviços para exportação de veículos usados no Terminal Internacional Automóvel do Haitong, naquela cidade.
Este centro de serviços, estabelecido pela Shanghai Waigaoqiao Free Trade Zone Group Co., Ltd. , tem como objetivo fornecer serviços completos e integrados para registro de veículos e logística completa para empresas de exportação de carros usados em Xangai e nas províncias próximas.
Sendo o primeiro local de inspeção de exportação de automóveis usados numa zona portuária na China, o centro de serviços deverá revolucionar a indústria, reduzindo os riscos de segurança e os custos de transporte associados a movimentos múltiplos de veículos, melhorando assim a eficiência global dos serviços de certificação. Um responsável afirmou que estas medidas visam agilizar o processo de exportação e melhorar a eficiência operacional das empresas envolvidas na exportação de automóveis usados.
“O centro de serviços ajuda cada empresa a economizar no custo de transporte de cerca de 500 a 600 yuans (US$ 69,1 a US$ 96,2) por veículo, dos escritórios de gerenciamento de veículos da cidade até o porto”, disse Zhang Wen, gerente geral da Shanghai Leiyin Automotive Services Co. .
Zhang destacou ainda que o processo simplificado reduz o tempo necessário para a exportação de veículos em aproximadamente 10 dias, o que beneficia significativamente o giro de capital e o giro de estoque das empresas.
O negócio de exportação de automóveis usados é uma indústria relativamente nova, mas em rápido desenvolvimento na China, que começou há apenas cinco anos. Em 2019, para promover o desenvolvimento de alta qualidade do comércio exterior e estimular o mercado consumidor automotivo no país, o Ministério do Comércio chinês, a Administração Geral de Supervisão de Qualidade e Segurança e o Ministério da Segurança Pública lançaram conjuntamente um programa piloto nacional para a exportação de carros usados.
Segundo dados do Ministério do Comércio chinês, um total de 275 mil carros usados foram exportados internamente em 2023, gerando um valor de exportação de 6,88 mil milhões de dólares.
Xangai, como uma das primeiras cidades-piloto para a exportação de automóveis usados, tem registado um aumento contínuo na procura de exportações de automóveis usados nos últimos anos. Esta procura atraiu um conjunto de empresas com fontes automóveis nacionais e mercados internacionais, consolidando Xangai como um centro chave na indústria.
Para estimular ainda mais o desenvolvimento das exportações de automóveis usados em Xangai, a cidade introduziu 13 medidas para promover a indústria, incluindo a criação deste centro de serviços recém-inaugurado. Espera-se que estas medidas fortaleçam a posição de Xangai como um importante interveniente no mercado global de exportação de automóveis usados, promovendo o crescimento e a inovação no sector.
(Portal Portuário)