COMUNICADO Aeroportos Brasil Viracopos

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A. informa que vem somando todos os esforços para solucionar o mais rápido possível uma série de problemas que levaram a uma grande instabilidade nos tempos de recebimento, tarifação e processamento documental de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos.

A Aeroportos Brasil Viracopos pede desculpas pelos transtornos causados nestas últimas semanas, ressaltando que estão sendo tomadas diversas medidas para enfrentar os problemas decorrentes de:

  • Uma nova alta de demanda no Terminal de Cargas (TECA), sendo de 21% em peso na importação e 30% na exportação, comparados com o período pré-pandemia;
  • Aumento de 32% no número de processos documentais, comparados ao mesmo período de 2019;
  • Coincidência do momento em que vários colaboradores do TECA precisaram se afastar por questões relacionadas à COVID- 19;
  • Dificuldades técnicas e processuais durante a implantação do novo Sistema de Recebimento de Documentos Digitalizados na Tarifação e de uma queda – pontual – da integração entre os módulos EVSYS (de interface com sistemas da RFB) e CTMS (de tarifação da ABV) do sistema WMS de gestão do armazém;
  • Mudança da sistemática do SERPRO (captura de documentos em massa para captura de lotes de 20 em 20 documentos) aliada a problemas na solução da ABV de transferência dos dados para o WMS.

Visando retificar a situação, a ABV já tomou e está tomando diversas medidas corretivas, sendo as principais:

  1. Contratação imediata de Auxiliares de Tarifação;
  2. Remanejamento de colaboradores de outras áreas para trabalhar na  Tarifação;
  3. Adequações de processo e de sistemas para estabilizar a situação e eliminar problemas de fluxo e de eficiência;
  4. Contratações para restabelecimento dos tempos de processamento de  cargas do TECA, incluindo:
    1. Preenchimento imediato de vagas já aprovadas anteriormente;
    2. Aprovação de novas vagas;
    3. Contratação de trabalhadores em regime intermitente;
    4. Pagamento de abono de férias e autorização de horas extras;
    5. Criação de um canal de comunicação para atender os problemas mais críticos  no processo de tarifação. Caso o cliente não seja atendido em até três horas,  utilizar o email atendimento.cargas@viracopos.com ou telefones (19) 3725.5341 ou (19) 3725.6542 (com Elisa ou Luiz Melo).

Mais uma vez, a Aeroportos Brasil Viracopos pede desculpas pelos transtornos, reiterando que não está medindo esforços para retomar o bom andamento do processamento de cargas no TECA de Viracopos.

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